Resgate histórico do computador Patinho Feio (USP - 1971)

Hoje de manhã notei que um dos opcodes estava gerando sinais incorretos:

O opcode 1010 corresponde à instrução PAN (Pula se acumulador for negativo), corretamente indicada pelo LED +PAN. Entretanto o LED +(PAN+PAZ) está apagado enquanto o (SUS+PUG) está acesso, enquanto eu esperaria o status oposto para esses dois sinais.

Verifiquei nos esquemáticos e não houve erro na atribuição dos sinais aos conectores das duas PCBs. Então fui inspecionar os esquimáticos da CDE-3 e notei que houve um pequeno deslize durante o processo de transcrição para o KICAD a partir dos esquemáticos originais. Vejam abaixo a diferença (os inputs das portas NOT estão trocados):

Isso significa que eu vou ter que fazer mais um remendo na placa (e corrigir o layout para a “Rev.B”). A boa notícia é que como os sinais trocados saem do mesmo CI (a pastilha de portas NOT localizada na posição 3A da placa) o ajuste provavelmente será menor e mais localizado próximo ao chip 3A.

Hmmm… Parece que vai ser um pouco mais complicado do que eu imaginava. Segue abaixo o que eu pretendo fazer:

1. Cortar as trilhas indicadas em vermelho.
  2. Raspar o esmalte protetor das trilhas nos locais indicados em cinza.
  3. E soldar os fios indicados em verde.

No comecinho de 2018 eu trabalhei com uma máquina leitora de fitas perfuradas que, ao que tudo indica, não foi usada pelo time de desenvolvimento do Patinho Feio, mas que é da mesma época e foi comprada pelo professor Hélio Guerra.

Um relato detalhado deste equipamento encontra-se nesta outra postagem aqui mesmo no Fórum Fiozera:

Nesse final de semana me encontrei com o professor Guido Stolfi em um evento no qual ele demonstrou o sintetizador musical que ele construiu em 1974 e que costumava ser interfaceado com o computador Patinho Feio (e também com um computador da HP MX-21).

Mais informações sobre o sintetizador no site do professor:
http://www.lcs.poli.usp.br/~gstolfi/synthpage2.htm

O Affonso Amendola tava lá também e ficou empolgado para aprimorar o emulador do Patinho Feio no MAME para simular também o sintetizador do Guido:

Seguem abaixo mais algumas fotos: