Resgate histórico do computador Patinho Feio (USP - 1971)

Hoje de manhã notei que um dos opcodes estava gerando sinais incorretos:

O opcode 1010 corresponde à instrução PAN (Pula se acumulador for negativo), corretamente indicada pelo LED +PAN. Entretanto o LED +(PAN+PAZ) está apagado enquanto o (SUS+PUG) está acesso, enquanto eu esperaria o status oposto para esses dois sinais.

Verifiquei nos esquemáticos e não houve erro na atribuição dos sinais aos conectores das duas PCBs. Então fui inspecionar os esquimáticos da CDE-3 e notei que houve um pequeno deslize durante o processo de transcrição para o KICAD a partir dos esquemáticos originais. Vejam abaixo a diferença (os inputs das portas NOT estão trocados):

Isso significa que eu vou ter que fazer mais um remendo na placa (e corrigir o layout para a “Rev.B”). A boa notícia é que como os sinais trocados saem do mesmo CI (a pastilha de portas NOT localizada na posição 3A da placa) o ajuste provavelmente será menor e mais localizado próximo ao chip 3A.

Hmmm… Parece que vai ser um pouco mais complicado do que eu imaginava. Segue abaixo o que eu pretendo fazer:

  1. Cortar as trilhas indicadas em vermelho.
  2. Raspar o esmalte protetor das trilhas nos locais indicados em cinza.
  3. E soldar os fios indicados em verde.
1 curtida

No comecinho de 2018 eu trabalhei com uma máquina leitora de fitas perfuradas que, ao que tudo indica, não foi usada pelo time de desenvolvimento do Patinho Feio, mas que é da mesma época e foi comprada pelo professor Hélio Guerra.

Um relato detalhado deste equipamento encontra-se nesta outra postagem aqui mesmo no Fórum Fiozera:

Nesse final de semana me encontrei com o professor Guido Stolfi em um evento no qual ele demonstrou o sintetizador musical que ele construiu em 1974 e que costumava ser interfaceado com o computador Patinho Feio (e também com um computador da HP MX-21).

Mais informações sobre o sintetizador no site do professor:
http://www.lcs.poli.usp.br/~gstolfi/synthpage2.htm

O Affonso Amendola tava lá também e ficou empolgado para aprimorar o emulador do Patinho Feio no MAME para simular também o sintetizador do Guido:

Seguem abaixo mais algumas fotos:

1 curtida

Semana passada trabalhei na instalação de toda a fiação de LEDs, switches e botões do painel:

Hoje montei um cabo Centronics (de porta paralela) e estou tentando fazer a matricial imprimir… comandada pelo programa “hello world” do patinho feio (que imprimia “PATINHO FEIO\n” na Teletype ASR33)

Fiz uma transmissão ao vivo no YouTube comemorando o aniversário de 50 anos da inauguração do computador Patinho Feio:

Para comemorar o aniversário de 50 anos do Patinho Feio, será realizado um evento no dia 22/09, no auditório Prof. Francisco Romeu Landi, do prédio da Administração da Poli, entre 9h e 11h30. Engenheiras e engenheiros que atuaram no projeto estarão presentes e receberão homenagens.

Vídeo do evento comemorativo na Poli:

Eu sou um entusiasta de eletrônica analógica e estou tentando montar uma coleção de instrumentos da HP, comprando-os com defeito e restaurando-os. No entanto, percebi que muitos desses instrumentos eram da empresa “Cobra”. Ao pesquisar mais a fundo, descobri que essa empresa foi a primeira brasileira a fabricar computadores 100% nacionais. Pesquisando ainda mais, encontrei o “Patinho Feio” e me encantei com toda a história e documentação que o Felipe conseguiu reunir! Nunca tinha visto, em toda a minha vida (tenho 25 anos), material em português sobre computação nesse nível.

Sempre tive acesso a muita informação sobre mini computadores e mainframes estrangeiros, como PDP 11, IBM e Centurion. Mas nunca na minha vida imaginei que houvesse matérias como essa sobre tecnologia brasileira.

Não sei se o Felipe abandonou a restauração, mas vou tentar continuar de onde ele parou! Quero muito montar uma réplica, ou melhor, um protótipo 3 desse computador!

Olá, Lucas!

Vi e respondi seu comentário em meu vídeo no YouTube hoje mais cedo. Fico muito feliz em saber que você tem interesse em ajudar no projeto. Eu não diria que o esforço de resgate histórico do Patinho Feio tenha sido “abandonado”. Mas com certeza esteve pausado ao longo de 2023 por conta da minha mudança para outro país. Hoje em dia estou morando em Londres.

Mas dado o seu interesse, podemos com certeza agendar uma chamada de vídeo para eu te contar em mais detalhes em que etapa estamos e quais próximos passos podemos dar para de fato construir uma réplica do computador. Esse também é um dos meus objetivos de longo-prazo.

Por favor, me adicione no Telegram (meu nome de usuário é @fsanches) e poderemos conversar mais e tentar fazer um planejamento. Pode também me contactar pelo email juca@members.fsf.org se preferir.

Happy Hacking!

1 curtida