Inspirado pela recente descoberta de dois patches para melhoria do som e compatibilidade com games do Mega Drive desenvolvidos para este pequeno portátil, resolvi retirar a poeira do meu, que se encontrava “encostado” no fundo de um baú de “tranqueiras eletrônicas” por 5 anos (ou mais).
A história minha com esse bichinho data desde 2009; nessa época, havia me mudado para a Inglaterra (de mochilão nas costas) e tinha acabado de conseguir meu primeiro emprego como programador em uma “firmeca” em Newbury. Achei esse pequenino em oferta no eBay, pois estava sendo lançado mundialmente. Me dei de presente de aniversário esse consolezinho, que foi para mim uma maravilha (se ao menos eu já imaginasse que, menos do que uma década se passaria para que já existisse a possibilidade de se montar verdadeiros arcades portáteis usando um RPi, uma telinha LCD barata e controles de arcade “zero delay”…)
Enfim, depois de carregar o SD “enferrujado” com os bootloaders (russo e do Neto) e fazer as alterações nas pastas, consegui fazê-lo rodar novamente. A primeira coisa que notei, foi logo de cara a bateria dele, que se esvaiu (entrou em “deep discharge”), fato sinalizado pelo seu “estufamento”. A seguir, percebi que ambos os botões do topo, MENU e START, já não estavam dando contato direito (necessário pressionar com excessiva força para conseguir acionar as suas respectivas funções). Então chegou a hora de tomar uma decisão: jogar fora ou partir para a restauração. A escolha foi bastante óbvia, uma vez que já se tornou claro que esse bichinho é parte da história da minha vida e evolução como profissional (vixe, será?? Humm…).
Enfim, vamos lá.