Recuperação de dados de fitas cassette MSX

Hello everyone!

Estou estagiando aqui no Acervo Histórico de Tecnologia de Informação da USP, catalogando o acervo e dando uma cuidada nas coisas.

Encontrei aqui, uma pilha de cassettes de jogos de MSX ainda nas caixas (Além de uma gravação beeem pirata da trilha sonora da Noviça Rebelde, que foi muito util em testes), e duas fitas gravadas por alguem, aparentemente também com jogos

Aqui eu pretendo descrever o processo de recuperação de dados, a transformação das fitas em arquivos de audio .wav, e por fim, testando o que foi obtido no emulador de MSX do MAME.

Procurando no acervo, eu encontrei diversos players de cassette (Incluindo um original do Gradiente Expert).

Minha intenção era usar o leitor original do MSX, mas eu não tenho os cabos de alimentação dele, pretendo fazer uma restauração do MSX eventualmente, então no futuro eu lido com esse problema…

No entanto, eu ainda pretendia recuperar os dados das fitas, então eu fui caçar um leitor de cassette bom, encontrei alguns candidatos, peguei umas fitas virgens pra testar os mecanismos, e a fita do noviça rebelde, pra testar a qualidade da gravação.

Depois de testa-los, o unico que eu encontrei funcionando foi esse da CCE, dos outros, um não dava nenhum sinal de vida, e o outro estava com os motores girando, mas no modo play, um dos “pinos” que gira a fita estava travada, projeto pro futuro, abrir e consertar.

Com tudo testado, devidadamente limpo e funcionando. eu gravei um pedaço de musica pra testar a qualidade final do arquivo.

Eu usei o Audacity para gravar as coisas, usando a entrada de microfone do computador, e conectando a saida de phone do leitor de cassette usando um cabo auxiliar, mechendo no controle de volume do leitor, para não deixar o som gravado estourar.

Numa tentativa prévia de fazer algo desse tipo, eu tinha salvado a fita em formato .wav 32-Bit, com sample Rate de 44100Hz, e o MAME não leu o arquivo, dando formato invalido, uma googlada depois e trocando para .wav 16-Bits, e o MAME reconheceu o fomato

Dessa vez, com o conhecimento do passado no meu lado, eu sabia em qual formato eu deveria gravar, então eu começei a gravar o audio das fitas, a primeira fita que eu converti para .wav foi uma cópia (que eu acredito ser não licenciada) de Lode Runner II.

Gravei o .wav, e tentei rodar o mame com ele direto, usando o comando mame expert13 -cass1 loderunner2.wav, usando a emulação da máquina expert do mame, que deveria ser capaz de rodar o jogo, ja que era comercializado para ela, o mame abre normalmente e usando o comando especificado no cassette, BLOAD"CAS",R é possível notar que o arquivo .wav começa a tocar.

TInha tudo pra dar certo, mas esperei o final da fita e nada (Se eu n me engano era pra ter aparecido um “Encontrado: Lode” ou algo do tipo), não sei direito o que deu errado, talvez a gravação não tenha ficado boa o suficiente, amanhã tentarei de novo com outras configurações.

Alguém daqui já fez algo do tipo?
Alguém tem alguma idéia?

Thanks a lot!,
Affonso Amendola

Tentando novamente, regravei o arquivo .wav, dessa vez mudando nas próprias preferencias do audacity, na aba quality, o Default Sample Format para 16-bit, para ele exportar o .wav no mesmo formato que foi gravado, e dessa vez obtive algo na tela do mame, apareceu escrito “Skip: Lode”, indicando que ele leu alguma coisa relacionada com o jogo, mas decidiu pular por algum motivo…

Opa. achei o erro, eu estava usando BLOAD"CAS",R ao invés de BLOAD"CAS:",R aparentemente essa diferença era o suficiente pra não fazer o jogo rodar, enfim, agora tudo roda perfeito, aparentemente a Disprosoft tinha um loader próprio, ou pelo menos mostrava uma splash com o logo deles durante o loading, eu não sei se essas versões são oficialmente licenciadas, mas não era puramente uma cópia descarada, eles tentaram pelo menos localizar o jogo para audiencias BR, segue a tela de splash do jogo, creditando as pessoas que fizeram essa adaptação e deixando de fora o desenvolvedor original Doug Smith.

Seguirei a conversão das outras fitas e enviarei tudo para o internet archive se for possivel, ainda não sei direito como as coisas funcionam por la.

Muito legal!

Pode contar comigo se precisar de ajuda para subir as fitas pro Internet Archive!

1 curtida

Opa, atrasado no tópico - mas se precisar de ajuda eu tenho uma certa experiência em recuperar jogo de MSX de fita cassete :slight_smile:

Inclusive, eu estou tentando catar todos os jogos de MSX que foram vendidos pela Orionsoft (aqui um PDF mostrando algumas das fitas que dumpei - em cores - e em p/b tudo que ainda falta encontrar…)

Existem programas que leem os WAVs gravados e geram arquivos .CAS que podem ser carregados em qualquer emulador - geralmente é preciso dar uma “limpada” e acertada nos arquivos WAV antes da conversão funcionar - é trabalhoso, mas dá para fazer :slight_smile:

E existem diversos jogos já dumpados (embora muitos das versões nacionais ainda não tenham sido) - então é sempre uma boa dar uma verificada com a galera da área, para evitar retrabalho. Esse Lode Runner II da Disprosoft é um que por exemplo, já foi dumpado :wink:

1 curtida

Hi! You could read my Tutorial to preservate MSX tapes using WAV or accurated TSX format.
It could be interesting for your all I guess.
https://github.com/nataliapc/makeTSX/wiki/Tutorial-How-to-generate-TSX-files

Also you can access https://tsx.eslamejor.com to download preservated MSX tapes in this format.

1 curtida

Hey! That’s super cool! :smiley:

1 curtida