Detector de Som com Delay

O objetivo desse projeto foi resolver um problema simples: vendi um carro no ano de 2015 no qual eu tinha instalado um subwoofer :sunglasses:. O comprador não quis a caixa e o carro que comprei não tem saídas específicas para ligar o módulo de potência que tinha comprado para o outro carro.
O carro novo também não tem saída “Antena” na central multimídia, que envia um sinal de 12V quando o rádio está ligado.

Por isso resolvi fazer um circuito para detectar um sinal na entrada e enviar um sinal de 12V na saída com um delay de aproximadamente 30 segundos para desligar.

Usei o software LTSpice IV para simular uma solução de topologia com um amplificador operacional duplo, de forma que a saída não apresentasse a descarga dos capacitores de temporização e apenas o sinal lógico +12 ou 0V.

Basicamente são dois comparadores em série, de forma que o primeiro comparador carrega um capacitor que pode ser alterado para ajustar o tempo e o segundo comparador para saturar.

Devem existir topologias melhores para esse problema, mas fiz do 0 e achei interessante compartilhar aqui no fórum. Seguem algumas imagens:

Topologia criada no LTSpice IV:

Resultado da simulação (em verde o sinal de entrada som e em azul a saída)

Um aspecto interessante é que a entrada do circuito é o sinal em um falante do carro que está na saída da central multimídia, ou seja, não está no mesmo potencial que o circuito, que funcionará conectado à bateria. Para funcionar coloquei resistores de 10k para o terra e para a entrada, de forma que não gere ruído no alto falante e a tensão possa ser lida pela entrada do amp-op. Na simulação deu certo.

Montei em protoboard para verificar o funcionamento já que, por depender do opamp como comparador, pode ser que as impedâncias fizessem o funcionamento divergir do simulado.

Montagem em protoboard:
Google Photos

Realmente ocorreu uma diferença em relação à simulação, em relação ao tempo de descarga dos capacitores. Pode ser causado por diferenças nos componentes ou capacitâncias parasitas, mas dá para fazer alguns ajustes empíricos!

Por enquanto é isso, assim que montar uma placa padrão volto a atulizar o post.

o/

2 curtidas