Tirando da caixa um CP 400 Color II da Prológica

Muito tempo atrás o meu amigo Manoel Lemos levou ao Garoa Hacker Clube o CP400 Color II dele. Ligamos o computador no projetor e rapidamente a conversa chegou no ponto em que ponderamos se esse modelo já estava ou não emulado no MAME. Uma rápida consulta ao código fonte nos mostrou que o MAME já tinha o CP400, mas não tinha o CP400 Color II.

Naquele dia ponderamos sobre como fazer a extração da ROM, mas não chegamos a executar nenhum procedimento por falta de equipamento adequado. Nessa semana (muitos meses depois do encontro inicial no Garoa) o Manoel me contactou avisando que estava efetuando aextração da ROM e pedindo ajuda para verificar se o procedimento de dump estava correto. Eu não sei exatamente o que ele fez no lab dele, mas suspeito que tenha usado um cabo FTDI para comunicar por uma porta serial enviando dados para o Mac dele.

Na imagem abaixo vemos o resultado do procedimento feito pelo Manoel:

Vemos alí as strings COLOR BASIC 1.0 PROLOGICA e 1984 PROLOGICA, o que parecia muito promissor. Entretanto, depois de analisar o conteúdo desse arquivo binário de 64kbytes correspondente a todo o espaço de endereçamento de 16 bits do computador e separar a região dos endereços relativos às ROMs (o resto em geral é RAM ou mapeamento em memória de dispositivos de hardware) percebi que o conteúdo é absolutamente idêntico ao das ROMs do CP400 que já estão cadastradas no MAME!

Então surgiu a dúvida: se as ROMs são idênticas, então qual é a diferença entre o CP400 e o CP400 Color II ?!

A primeira diferença perceptível é no layout do teclado. Comparem abaixo as fotos dos dois modelos:

O CP400 Color II tem 4 teclas adicionais: CTRL, PA1, PA2 e PA3.

1 curtida